Osair Ribeiro
Osair Ribeiro

Olá, amigos!

Gostaria de comentar com vocês um pouco da história das regiões produtoras de vinhos e suas denominações. Será escrito de uma forma simples e objetiva e vamos iniciar pela França!

Este trabalho será simples, mas impactante, sempre comentado e discutido por alguém conhecedor da região. Hoje, começamos por um amigo francês que, assim como eu, entrou no mundo do vinho por acaso e o amor pelo vinho o levou em definitivo a trabalhar diretamente com o produto.

Desejo boa leitura a todos e deixo um agradecimento especial a Raphael Allemand!

A HISTÓRIA DE BORDEAUX
Por Raphael Allemand

Em 56 a.C., o romano Crassus conquista Burdigala e seu povoado de origem Celta.
Em 71 d.C., quando Pline visita a região, os primeiros vinhedos já estão implantados.

No século 4, o famoso poeta Ausone cita Bordeaux, seus vinhedos, seus rios e a cidade já é uma praça de comércio do precioso líquido.
Em 1154, temos o início de 3 séculos de dominação inglesa que impacta fortemente nos volumes expedidos para o Reino Unido.
Em 1303, são 102.724 tonéis exportados, um recorde que só seria igualado a partir de 1950. Mas se os ingleses gostam dos Clarets, os holandeses que passam a dominar vão procurar vinhos brancos finos e tintos robustos, incentivando a criação dos primeiros grandes vinhos, como o famoso “Ho-Bryan” (Haut-Brion).

E é a partir do século 17 que a busca por vinhos de qualidade emerge, traduzindo-se pela escolha de terroirs, de redução dos rendimentos, uma melhora do processo de vinificação e de amadurecimento. Muito rapidamente, o conceito de vintage ganhou terreno. É usado pelos ingleses para os vinhos de Lafite, Latour e Margaux.

1811 é considerada a primeira safra da “lenda” e, em 1855, sai a primeira classificação de 60 Grands Crus Classés de 1855 das denominações St Estèphe, Pauillac, St Julien, e Margaux.

——

Osair Ribeiro

Conheceu o vinho nos anos 80 e apaixonou-se de imediato. Com o tempo e em viagens constantes de trabalho ao Novo e Velho Mundo, a paixão cresceu de tal forma que o levou a trabalhar diretamente com o produto, que pode ser encontrado no Browns Club e no site da SixWine: www.sixwine.com.br.