Agora premidas pela pandemia, muitas empresas estão em busca de respostas para retomar seus negócios, ou mesmo uma salvação para o que está quase perdido.
O foco das discussões e das buscas de soluções tem sido o canal de distribuição – realmente o mais afetado.
As limitações impostas ao varejo no mundo físico geraram o “boom” do e-commerce e entregas por aplicativos, como as únicas saídas para não deixar os negócios pararem completamente.
Pode haver aí um grande engano, se sua empresa estiver pensando que está se reinventando a partir do mundo digital – algo que foi meramente acelerado, de forma inesperada, pela pandemia.
Isso simplesmente igualou os sobreviventes.
Assim como na natureza, os rápidos e fortes sobrevivem e os fracos padecem.
A luta sempre será entre os fortes.
Se você veio até aqui e se considera mais que um sobrevivente, um forte, vai continuar a disputar mercado como sempre disputou e vai precisar estar sempre em busca de ferramentas para fortalecer seus negócios.
Os diferenciais competitivos de marca, inovação de produtos, custo/benefício, valor percebido pelo consumidor entre muitos outros, continuarão a existir, seja no varejo físico, seja no digital.
Em outras palavras, sua empresa continuará a disputar ombro a ombro, cada milímetro de mercado.
Para sair deste oceano vermelho é preciso fazer o que os outros não fazem.
Criar motivos adicionais para que seu produto, ou serviço, tenha verdadeiramente valor percebido pelo seu cliente, ou consumidor.
E é aqui que eu lhe pergunto.
– Você conhece mesmo todas as ferramentas de negócios para fazer algo diferente?
Neste momento não quero fazer uma lista, mas simplesmente dar foco a uma única ferramenta – o Licenciamento.
Conceitualmente todos sabem o que é o licenciamento (usar uma propriedade de direito autoral, uma marca, um nome, um personagem em seu produto ou serviço).
Mas você realmente sabe como funciona esse modelo de negócio?
Quais as vantagens, riscos, oportunidades e como isso pode ser usado para aumentar valor de sua marca e aumentar suas margens de lucro?
Se você não conhece, não se sinta só.
O Licenciamento não tem sido matéria em escolas de negócios de forma aprofundada e, realmente, poucos tem usado esse diferencial competitivo de forma correta, lucrativa e segura. Além disso, ninguém dá um salto no escuro. Se você não conhece, não vai arriscar.
Meu objetivo neste texto é despertá-lo para conhecer mais sobre o licenciamento e considerá-lo como um poderoso aliado em seus negócios.
Saber que esta ferramenta:
– É de baixíssimo risco financeiro, pois remunera a marca licenciada proporcionalmente às vendas do seu produto;
– Gera diferencial em relação aos concorrentes;
– Aumenta o valor percebido de sua empresa e suas marcas, pela aliança com uma marca forte e notória;
– Ajuda a abrir portas no varejo, pois a aliança com marcas notórias sempre é mais valorizada;
– Um produto com uma marca que é reconhecida e valorizada pelo consumidor tende a girar mais rapidamente do que um produto sem esse diferencial;
– “Descomoditiza” seu produto. Ao adicionar o valor de uma marca licenciada, o preço se torna mais elástico e admite ser aumentado (cerca de 20% em média).
Pense nisso.
Novos tempos, novos canais de distribuição e novas tecnologias não revogarão a lei da oferta e da procura. O que possui mais valor será sempre o mais vendido.
Em breve, em novo artigo, vamos entrar em detalhes do modelo de negócio do Licenciamento.
Até lá!
——
Herbert Greco
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com especialização em Marketing. MBA pela Madia Marketing School.
Atuou como alto executivo por mais de 25 anos na indústria de bens de consumo e do entretenimento. Com sólidas passagens pelas marcas esportivas da São Paulo Alpargatas e Vulcabrás, na gestão de Marketing e em cargos diretivos na The Walt Disney Company, Warner Bros. e Dreamworks. Hoje integra a byFrog Lab à frente de projetos que envolvem as mais de 20 marcas representadas pela empresa, tais como o Liverpool FC, Sonic The Hedgehog (SEGA) e Sawary, e também dos projetos especialmente desenhados para clientes alavancarem suas vendas.